quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

FOLHAS DE OUTONO

O mais estranho não era aquele burburinho, cortado às vezes por um silêncio de catarse, nem o tic-tac dos andarilhos a deslizarem pelo chão de tijoleira acastanhada no corredor do pavilhão do desespero. Não era também a imobilidade anciã e enrugada de quantas, sentadas nas cadeiras, olhavam através da vidraça para o verde escuro do amplo jardim. Havia um lago ao centro, onde uma pachorrenta tartaruga era a única vida presente. De quando em vez a tartaruga fazia as delícias da pequenada que brincava, envolvida na sua inocente traquinice, enquanto os pais faziam a visita aos seus avós.

Naquele sítio as novidades vinham de fora, trazidas pelas visitas. O cenário ali era sempre o mesmo: paredes de pé alto, cor de mel, mil vezes olhadas, como se reflectissem a imagem do passado daquelas mulheres, sentadas em carreirinha no corredor, a olharem pela vidraça para o verde escuro do amplo jardim, como se estivessem vivas pelo simples facto de transportarem as suas almas vivas nos seus corpos mortais.

Em cada quarto quatro camas de ferro, apenas quatro, estreitas e alinhadas, e impecavelmente arrumadas.
O pesoal auxiliar era diligente e cauteloso.

Ela, sempre sentada na mesma cadeira, a olhar através da vidraça lá para fora, para o jardim, imaginava-se às vezes uma princesa enclausurada no seu palácio de mármore, pensando que a tartaruga era um pajem enfeitiçado.

Às vezes os seus pensamentos atingiam alardes de realidade, e então perguntava-se_
"-Porquê tantos cuidados?..."

Ela pensava e consumia rios de imaginação naquele espaço geriátrico, porque pensava que, pensando e imaginando coisas, talvez fosse a única maneira compensadora de ver o tempo a passar à medida que, inexoravelmente, envelhecia.

Nunca gostava de conversar, e muito menos de se meter na conversa dos outros.

O silêncio para ela era muito mais do que a ausência de sons.

" Quem vai,vai; quem está, está!"
Esta era a sua filosofia devida. Entre outras.

Mas na hora das visitas, sentada naquela cadeira a olhar para o jardim, ficava sempre condenada a escutar a conversa dos outros, gente tagarela que trazia as novidades lá de fora, que palrava as suas vidas secas, cheias de angústias vazias, como quem rezava um rosário de medos.

De vez em quando lá tinha uma visita.

Quando se encontrava sozinha costumava inventar combates imaginários, de pré-purgatórios, de recobros espirituais, de lutas onde a vã glória enfeitasse o seu velho corpo, enrugado e doente, e lhe transmitisse a esperança de continuar a ocupar o seu espaço neste mundo, cada vez mais superpovoado de FOLHAS DE OUTONO.

Enquanto as visitas falavam umas com as outras disto e daquilo, ela punha-se a pensar no tempo em que era uma mulher esbelta e esmerada e tinha gosto na sua casinha, que a trazia sempre tão limpa, tão limpa que se podia comer no chão!
E aquelas panelas de alumínio, tão reluzentes? - Que lindeza!...
Tudo era um brinquinho!...
Agora já nada fazia sentido.

Quando tinha de ir aos médicos, estes pareciam-lhe demónios brancos, sempre a dizer-lhe para se mexer, a dizer-lhe para andar, nem que fosse agarrada ao andarilho ou à bengala, ou ao corrimão da parede, e que não ficasse para ali parada a ver a banda a passar, sempre sentada na cadeira, no mesmo sítio.

- Quem pensavam eles que ela era?...

- Alguma senil?...

Não!

Faria tudo quanto lhe desse na real gana, e ficar ali sentada era o que mais lhe apetecia...

Talvez esta sua postura quisesse demonstrar a todos, até ao senhor de estetoscópio ao pescoço, que quem decidia o que devia ou não fazer era ela.

Era dona e senhora da sua vontade. E esta liberdade era muito sua!

Por isso o jardim verde escuro, com aquele lago ao centro e as crianças a brincarem com a tartaruga nas horas da visita, era o seu refúgio, o seu confidente. Silencioso.

"- Porque não vai dar uma voltinha?" - dizia-lhe alguma visita quando a ia visitar e a encontrava invariavelmente no mesmo lugar.
"- Está sempre aqui sozinha. Vá pelo menos até lá baixo, à capela, e reze um bocadinho!"
- Ela sorria, naquele sorriso de santa, vestido de ironia e de uma compreensão infinda. Sorria porque - como se isolava sempre - talvez por isso a achassem louca; sorria porque ficava contente quando alguém se lembrava dela e a visitava, e porque sabia que, no julgamento que as pessoas faziam dela, manifestavam uma profunda ignorância!...
Não percebiam nada; nada de nada, e nem sequer suspeitavam, coitadas, que também elas eram vítimas de uma marcante solidão, vivendo na cidade amarfanhada por gente a acotovelar-se a rodos, mas cada vez mais sozinha, onde a vida de agruras levava cada um a situações competitivas, às vezes aleivosas, sem espaço sequer para o reencontro reflectivo e para a altruísta dádiva do amor!

Se não fosse assim talvez ela não tivesse necessidade de estar ali...

Mas a vida agora era assim, dizia de si para consigo, como quem encontrava um bálsamo para lhe massajar a angústia!

A saudade, a saudade dos tempos passados, alimentava-lhe o corpo e seduzia-lhe a alma! As recordações do seu tempo de juventude estavam presentes. Pareciam actuais.

Eram palavras lavradas na sua mente! Tinha sempre tanto que recordar!... Não queria perder pitada!...
O tempo urgia!...

Estava cansada naquela tarde.

Não lhe apeteceu continuar a ouvir as conversas daquelas visitas que nunca se calavam, e falavam, e falavam, contando o tudo e o nada às outras utentes que se gabavam das visitas que tinham.

Naquele dia nenhuma visita tinha aparecido.

Ela sentia-se mais sozinha que nunca.

Apeteceu-lhe levantar-se, e devagarinho dirigiu-se para o quarto.

As quatro camas de ferro, apenas quatro, estreitas e alinhadas, lá estavam.

Na mesinha da sua cabeceira, uma fotografia de quando era nova.

Com as mãos trémulas, pegou nela e acariciou-a.

Não havia dúvidas que continuava a gostar de si.

Depois, deitou-se.

Não sei se rezou ou não!

Fechou os olhos!

Agarrada à vida, ainda se mantém esta FOLHA DE OUTONO!

Fernando Cartola

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Um Clube em MOVIMENTO

Aconteceu!
Até parece que a comunidade do concelho de Matosinhos em geral, e da cidade da Senhora da Hora em particular, estava à espera desta iniciativa lionística para corresponder em força e com entusiasmo, como se viu, às duas iniciativas que o Lions Clube da Senhora da Hora levou a efeito no passado fim-de-semana:

A inauguração da sua Venda de Natal e a realização de um “Espectáculo de Solidariedade” denominado “Noite Cultural”.



Quanto à VENDA de NATAL – inaugurada pelo presidente da Junta de Freguesia da cidade da Senhora da Hora na passada sexta-feira, dia 27, no Salão Nobre daquela autarquia –, a mesma está a ser visitada por uma gama de pessoas que aliam a sua necessidade de fazerem as compras de Natal a preços muito convidativos ( adquirindo artigos de requinte e bom gosto ) à vontade de Ajudar uma colectividade como o Lions da Senhora da Hora, que promove este tipo de iniciativas tendo em vista a angariação de fundos para a distribuição de Cabazes de Natal a famílias carenciadas.

Todos os membros activos do Clube participam nesta iniciativa, com particular destaque para as Companheiras, as quais, lideradas pela responsável do pelouro, a CL Alina Bizarro, estão a emprestar ao evento o toque de beleza e distinção que só as mulheres são capazes de produzir.


O certame funcionará até ao próximo dia 13 de Dezembro, com o seguinte horário:
Sextas, Sábados, Domingos e Feriados, das 15H00 às 19h30.
Vale a pena a visita!...


ESPECTÁCULO DE SOLIDARIEDADE- NOITE CULTURAL




Chovia!
O vento, gélido, anunciava uma noite invernosa, mais convidativa ao enrolado aconchego de uma manta caseira, para assistir através da TV ao tal “clássico” todos os anos repetido, do que sair de casa debaixo daquele temporal para assistir a um espectáculo que, face ao tempo, estaria condenado a desenrolar-se perante uma sala vazia, onde as notas musicais vagueassem pela frieza das cadeiras perante o desalento de alguns…

Qual o quê?

Então e a nobreza altruísta desta gente, que tem das Acções Solidárias um verdadeiro sentido humanista!...

Foi o que se viu!...

)



Nenhum temporal foi capaz de arrefecer o entusiasmo salutar de tanta Gente de Boa-Vontade que resolveu associar-se ao Lions Clube da Senhora da Hora, participando e enchendo, com a sua presença, a cripta da Igreja da Nossa Senhora da Hora, no “ESPECTÁCULO DE SOLIDARIEDADE”, denominado “NOITE CULTURAL”, levado a efeito por este Clube.
Valeu a pena assistir à classe, à categoria e qualidade artística dos membros da “Associação dos Antigos Alunos Orfeonistas da Universidade do Porto” nas mais diversas actuações, que prenderam com agrado a imensa assistência que teve a felicidade de assistir a este espectáculo extraordinário.
O Lionismo é cultura! E na noite de Sábado aconteceu cultura na Senhora da Hora.

Desde a actuação maravilhosa do Coral, interpretando peças do agrado da assistência, aos actos Protocolares, ás peças Entreactos, aos Fados de Coimbra, à Tuna do Orfeão Universitário do Porto, à Orquestra de Tangos, tudo, mas mesmo tudo, foi do superior agrado da assistência que, com a magia intimista de uma momentânea interligação com os actores e músicos, comungou daquela irreverência académica e,perante tal ambiente salutar, nunca regateou os aplausos à medida que os números se iam sucedendo.

Estão de parabéns os membros da “A.A.A.O.U.P”; está de parabéns o seu Digno Presidente, o Senhor Dr. Rui Vaz Osório, que, conjuntamente com a Senhora sua Esposa, Dra. Maria Eduarda Osório, distinguiram o evento com a sua presença.
Igualmente presente esteve o Presidente do Executivo da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, Senhor Valentim Campos, que quis, com a sua presença, significar o interesse com que o novo Executivo da Junta vai seguir as actividades dos Lions.
Os Lions da Senhora da Hora agradeceram ainda a presença do seu Clube padrinho – o Lions Clube de Matosinhos - representado pelos CCLL Miguel Teixeira e Zélia Teixeira - os quais, simultaneamente, representaram a Universidade Sénior de Matosinhos.
Na altura dos agradecimentos, os mesmos foram extensivos à Paróquia e ao seu Pároco, Pe. Amaro Gonçalo, pela colaboração generosa e disponibilidade demonstrada ao ceder as instalações para que fosse possível realizar o Espectáculo.

E foi neste clima de Solidariedade, notando-se no olhar de todos os presentes o brilho recompensador de quem tinha estado em “Missão”, que a “NOITE DE SOLIDARIEDADE” terminou.

O Objectivo de mais esta realização lionística foi cumprido.
Agora, toca a arregaçar as mangas e a fazer os Cabazes.
Todos não somos de mais para “SERVIRMOS COM AMOR”, que é o lema desta ano lionístico do Lions Clube da Senhora da Hora

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ACTIVIDADES DE DEZEMBRO

Encontram-se já marcadas as seguintes actividades:

- CHÁ DAS COMPANHEIRAS

Terá lugar no dia 14, segunda-feira, e como habitualmente na sede do Clube, pelas 16h00.

- VENDA DE NATAL

Está a decorrer, com enorme sucesso, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, funcionando às sextas, sábados, domingos e feriados, das 15h00 às
19h30.
A Venda encerrará no domingo, dia 13.

- JANTAR DE NATAL

Terá lugar na sede do Clube na quarta-feira, dia 16, pelas 20h00.

- CABAZES DE NATAL

Nos dias 9 e 10 de Dezembro procederemos à entrega de cerca de 80 Cabazes às famílias necessitadas que apoiamos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MENSAGEM DO PRESIDENTE

SOLIDARIEDADE

No ar sentimos uma leve brisa de Advento, como afagando em cada um as inquietudes que nos assolam, projectando-nos para missões de solidariedade revestidas de espírito natalício, todos os anos renovado, todos os anos sentido de uma maneira mais intensa pelos corações angustiados, sempre à procura de encontrar caminhos de ajuda entre os torcicolos da vida, tantas vezes angustiantes, tantas vezes envergonhados.

Esta é a realidade latente de quem nada tem e nada possui, a não ser a dignidade de Ser Pessoa!

A vida está como está, e sobre esta constatação nem vale muito a pene tecer grandes comentários!
É preciso agir!
Felizmente que existem diversas Instituições e Clubes de Serviços onde trabalham voluntariamente pessoas que, empregando o seu tempo ao serviço dos outros,têm como principal objectivo AJUDAR quem mais precisa.

É o caso do Lions Clube da Senhora da Hora.

Clube de Serviços, com trinta anos de existência, adoptou para este ano lionístico o lema " Nós Servimos com Amor ".
Têm sido inúmeras as actividades que os Lions da Senhora da Hora têm desenvolvido: desde rastreios visuais ao empréstimo de cadeiras de rodas e camas articuladas, oferta de óculos, oferta de livros, oferta de computadores, ofertas culturais, ofertas mensais de cabazes que ajudam na alimentação mais de duzentas e cinquenta pessoas, até a Causas mais emblemáticas, como a oferta da uma cadeira especial para um deficiente profundo. Enfim, tudo nos tem motivado para SERVIRMOS a nossa comunidade senhorense, e não só.

É por isso que nos multiplivamos em iniciativas, na tentativa de que os nossos Amigos e a sociedade em geral participem, e nos AJUDEM A AJUDAR!...

Como verdadeiros Leões à solta, os Lions desejam que a sua Mensagem chegue ao maior número de pessoas.

A colaboração de todos nas iniciativas que levamos a efeito será uma prova irrefutável de que a sociedade local nos APOIA e está sensivel às CAUSAS que defendemos.

De imediato temos duas acções que importa salientar:

A "Venda de Natal", que funcionará no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, será inaugurada no dia 27 de Novembro, sexta-feira, às 15 horas, estando aberta, a partir daí, toads as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados até ao dia 13 de Dezembro.

Logo a seguir, no dia 28 de Novembro,sábado, pelas 21h30, na Cripta da Igreja da Senhora da Hora, terá lugar um "Espectáculo de Solidariedade", com a actuação de dezenas de elementos da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto.
Será um espectáculo único, com a garantia de qualidade dos A.A.O.U.P., onde a graça e a irreverência darão o mote.
Desde a Tuna à Orquestra de Tangos, ao Coro, ao Grupo de Fados, às Peças Entre-Actos, aos Pauliteiros, e ao mais que se verá, os ingredientes estarão lá todos para que passemos uma noite agradável e, ao preço de "10 Ajudas", contribuamos para que os Lions continuem na senda de "Servir com Amor" quem mais necessita.
Os nossoa amigos que ainda não reservaram ou adquiriram os bilhetes poderão fazê-lo no próprio dia 28 à entrada para o Espectáculo que começará - repito - às 21h30.


Estamos a servir-nos dos nossos amigos ( daqueles que sabemos que através da sua lista de contactos podem divulgar os eventos ), dos orgãos de Comunicação Social, dos Blogues, das Empresas, das Associações, dos Movimentos a que pertencem - estamos a servir-nos de todos, afinal - para que as próximas iniciativas do Lions Clube da Senhora da Hora - " Venda de Natal " e " Espectáculo de Solidariedade " - tenham o sucesso pretendido.

Bem Hajam!

f.silvasantos@netcabo.pt

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SER SOLIDÁRIO… SEMPRE





Um dos princípios do Código de Ética do Lionismo diz:

“Estar sempre pronto a ajudar o próximo, a consolar o aflito, a socorrer o necessitado e a amparar o humilde.”

Foi isso que fizemos, no Lions Clube da Senhora da Hora, nos dias 2 e 3 de Novembro passados.

Logo pelo início da tarde de segunda-feira um grupo de elementos do nosso Clube dirigiu-se ao BACF (Banco Alimentar Contra a Fome) para aí, em viaturas gentilmente cedidas por empresas amigas, carregarmos cerca de 4200 Kg de alimentos.

Daí fomos para a Sede Social do Clube, onde já nos esperava um grupo de Companheiros para, em conjunto, descarregarmos os alimentos e começarmos de imediato a preparar cerca de 70 cabazes, que entregamos a outras tantas famílias carenciadas do Concelho de Matosinhos.

Foi um trabalho árduo aquele que realizámos durante os dois dias em que organizámos os cabazes e os distribuímos pelas famílias necessitadas.

Mas se é verdade que no fim desses dois dias o corpo se ressentia do esforço despendido, por vezes quase até à exaustão, também é bem verdade que a satisfação por sabermos que tínhamos, deste modo, contribuído para minorar a dificuldade de cerca de 250 elementos destes agregados familiares, nos fazia sentir que tinha valido a pena.

Poderemos pensar, é certo, que o auxílio a este número de pessoas não é suficiente, mas estamos convictos que, com a ajuda do BACF e do PCAAC (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados), e ainda da Sociedade Civil, este auxílio será cada vez melhor e maior.

Bem hajam todos quantos nos queiram ajudar a melhorar e ampliar este nosso trabalho.

As fotos que ilustram este pequeno texto dão uma imagem da quantidade de alimentos distribuída e do entusiasmo de todos os nossos Companheiro que, uma vez por mês, de uma forma totalmente fraterna e voluntária, se dispõem a auxiliar nesta tarefa.

E, assim, no próximo mês de Dezembro estaremos prontos para idêntica tarefa, que consistirá na distribuição de 4700Kg de alimentos.



Senhora da Hora, 8 de Novembro de 2009

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

RECOLHA PARA O BANCO ALIMENTAR



Todos os semestres colaboramos com o Banco Alimentar Contra a Fome na recolha de alimentos à porta de um supermercado.
É gratificante ser voluntário nesta missão, juntando-nos aos milhares de voluntários que nestes dias trabalham a favor dos mais desfavorecidos.
Gostaríamos de lembrar que presentemente estamos a fazer uma distribuição mensal de cerca de 60 cabazes a famílias necessitadas, o que só é possível com os alimentos que o Banco Alimentar nos oferece.

MAGUSTO COM JANTAR E BAILE



Já é tradição no nosso Clube a realização do Magusto - mais uma acção de angariação de fundos para ajuda aos mais necessitados.
Para além da garantia de um jantar com castanhas e jeropiga ( e óptimas sobremesas ),teremos baile com música ao vivo pelo nosso companheiro Artur Barbosa,cuja foto publicamos durante a actuação do ano passado. E como o nosso companheiro é como o vinho do Porto, temos a sua garantia de que este ano será ainda melhor.
Como de costume, o jantar é oferecido contra o pagamento de 12,50 €.
No dia 13 às 20h00 lá estaremos na nossa sede.

VENDA DE NATAL




O Lions Clube da Senhora da Hora, vai mais uma vez, levar a efeito a Venda de Natal, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora.
Esta Venda de Natal tem como objectivo a angariação de fundos para a distribuição de Cabazes de Natal a famílias carenciadas.
Gostaríamos de poder contar com a vossa presença e contribuição tão importante para o sucesso do nosso objectivo.






A Venda de Natal do nosso Clube está " à porta ": terá o seu início a 21 de Novembro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Cidade da Senhora da Hora, e encerrará a 13 de Dezembro.
Como em anos anteriores, esta Venda destina-se a angariar fundos para tornar mais risonho o Natal de famílias carenciadas, cujo número tem vindo a aumentar significativamente nos últimos meses.
O êxito deste evento deve-se essencialmente ao grande empenho dos sócios do Clube, que oferecem variadíssimos artigos ( roupas, tecidos, bibelots, utensílios, vinhos, compotas e doces artesanais, etc. ), mas também à boa vontade de todos aqueles que aceitam o nosso convite para a compra dos referidos produtos.
Terei que realçar a preciosa ajuda logística da Junta de Freguesia e a cedência do lindo espaço do seu Salão Nobre, que muito dignifica a Venda, tornando-a mais atractiva.
Este evento tem vindo a crescer de ano para ano, e estou convicta que este ano será mais um êxito.
Confiantes, aguardamos a solidariedadede de todos os Lions, dos senhorenses e respectivos amigos.
Venham, venham várias vezes, e divulguem, porque só assim faremos com que o Natal de 2009 seja um verdadeiro Natal Feliz!

CL Maria Alina Bizarro

HORÁRIO DE FUNCIONAMETO:

Sextas, sábados, domingos e feriados das 15H00 às 19H30

- NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA

Por motivos de força maior, que se prendem com a impossibilidade de a Junta de Freguesia nos ceder o Salão Nobre na data programada, fomos obrigados a adiar a abertura da Venda de Natal para o dia 27 de Novembro.
A data de encerramento e o horário de funcionamento mantêm-se.
Pedimos desculpa pelo inconveniente causado.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

VISITA GUIADA


No dia 26 de Setembro o nosso Clube organizou a já tradicional Visita Guiada.
Tivemos o grato prazer de ouvir as dissertações do historiador Dr. Joel Cleto acerca das " Lendas de Matosinhos" - e quão gratificante é ouvirmos falar quem sabe acerca da nossa cidade.
Como habitualmente, o dia encerrou com um jantar de convívio na Sede do Clube.

PLANO DE ACTIVIDADES E CALENDARIZAÇÃO

À semelhança de uma empresa, um Clube Lions deve funcionar de acordo com um Plano de Actividades e respectiva Calendarização, e mediante um Orçamento aprovado.
Foi o que aconteceu em anos anteriores, em que sempre se tenta cumprir integralmente o Plano de Actividades, o que normalmente não é possível.
Creio não errar ao dizermos que foi totalmente cumprido np Ano Lionístico 2008/2009, e temos a firme convicção de que o mesmo irá acontecer este ano.

ANO LIONÍSTICO 2009/2010

PLANO DE ACTIVIDADES


Lema: “Nós Servimos Com Amor”
• Continuação da Actividade da Direcção anterior, nomeadamente:

Cidadania

• - Participação nos Eventos “Sou Vigilante da Floresta”; “Cartaz da Paz” e “ Maio do meu Coração” .

Assuntos Sociais

• Participação na Rede Social da Freguesia e do Município
• Empréstimos de meios técnicos (camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas, etc.)
• Distribuição mensal de cabazes, na média de 45, a famílias necessitadas
• Distribuição de cabazes a 75 famílias necessitadas pela altura do Natal e da Páscoa
• Recolha, selecção e entrega de roupas usadas
• Colaboração com o Banco Alimentar Contra a Fome na recolha de Alimentos
• Distribuição de alimentos da Comunidade Europeia a 40 famílias


Assuntos Culturais

• Em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, Edição de um Livro com os melhores trabalhos recebidos aquando do Concurso Literário de Conto e Poesia, organizado pelo nosso Clube, no ano transacto, e cujo tema foi: “Matosinhos, Usos e Costumes”
• Edição do Boletim do Clube
• Noite de Teatro
• Palestras e Conferências na Sede
• Visitas Guiadas
• Noite de Poesia
• Noite de Fados
• Passeio Surpresa

Saúde

• Parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos no Plano Municipal de Saúde
• Projecto VEM – medicina preventiva – “ Cuide da sua Saúde”
• Colaboração no peditório da Fundação Portuguesa de Cardiologia
• Rastreios visuais aos alunos do 4ºano
• Recolha de óculos usados
• Colaboração com a ULS de Matosinhos em acções que nos forem solicitadas

Obras

Renovação da instalação eléctrica
• Colocação de ar condicionado na sede
• Arranjo do tecto da arrecadação
• Instalação de água no pátio da frente

Angariação de Fundos

• Cotização dos Sócios
• Manutenção dos Sócios
• Angariação de novos Sócios
• Venda de Natal
• Receitas de jantares e chás das Companheiras
• Donativos de Sócios e Empresas
• Subsídios de Entidades oficiais
• Outros eventos com fins de beneficência (Noite de Fados, Noite de Poesia, Noite de Teatro, Jantares Palestra/ Conferências, Passeio Surpresa…)


Senhora da Hora, 1 de Julho de 2009



CALENDARIZAÇÃO

Mês Dia Reunião Assunto Observações

Julho 2009

1 Assembleia Jantar de transmissão de funções Convidados
6 Distribuição de Cabazes
Setembro 15

7 Direcção
7 Distribuição de Cabazes
8 Assembleia
12 Visita guiada Convidados
15 Direcção
22 Assembleia
29 Direcção
Outubro 20

8 Assembleia Dia Mundial do Lionismo - Jantar/Palestra Convidados
12 Distribuição de Cabazes
13 Direcção
20 Assembleia
27 Direcção
31 Noite de fado Convidados

Novembro 16

2 Distribuição de Cabazes
3 Assembleia
10 Direcção
14 Magusto com jantar e baile Convidados
15 Cartaz da Paz - entrega de trabalhos
17 Assembleia
21 Início da Venda de Natal
24 Direcção
28 Noite Cultural - antigos alunos Universidade Porto Convidados

Dezembro

7 Distribuição de Cabazes
13 Encerramento da Venda de Natal
15 Assembleia
16 Jantar de Natal Convidados
17-18 Entrega de Cabazes de Natal

Janeiro

5 Direcção
8 Jantar de Reis Palestra Convidados
12 Assembleia
19 Direcção
26 Assembleia

Fevereiro
2 Direcção
6 Noite de teatro Convidados
9 Assembleia
19 Baile da Pinhata Convidados
23 Direcção

Março

2 Assembleia
8 Dia Internacional da Mulher - Jantar Palestra Convidados
16 Direcção
23 Assembleia
27 Noite de Poesia Convidados
30 Direcção

Abril

6 Cartaz da Paz - Exposição e entrega de prémios
6 Assembleia
13 Direcção
17 Jantar do 31º. Aniversário do Clube Convidados
20 Assembleia
27 Direcção

Maio


4 "Sou Vigilante da Floresta" - Acção Local
4 Assembleia
7 Jantar Palestra - "Maio do meu Coração"- Convidados
11 Ass. Geral - Eleição da Direcção para 2010-2011
18 Direcção
22 Passeio-surpresa Convidados
25 Assembleia

Junho


1 Direcção
8 Assembleia
15 Direcção
19 Santos Populares Convidados
22 Assembleia Transmissão de funções Convidados

CHÁS DAS COMPANHEIRAS

É com a receita destes Chás que se compram a maior parte das cadeiras de rodas e camas articuladas oferecidas pelo nosso Clube.
Acontecem quinzenalmente - criam empatias, fomentam amizades, promovem um agradável convívio e uma receita para uma causa solidária.

Setembro 2009

Dia 14 segunda-feira
Dia 29 terça-feira

Outubro
Dia 14 quarta-feira
Dia 29 quinta-feira

Novembro
Dia 12 quinta-feira
Dia 26 quinta-feira

Dezembro
Dia 14 segunda-feira

Janeiro2010
Dia 5 terça-feira
Dia 20 quarta-feira

Fevereiro
Dia 4 quinta-feira
Dia 17 quarta-feira

Março
Dia 5 sexta-feira
Dia 22 segunda-feira

Abril
Dia 8 quinta-feira
Dia 21 quarta-feira

Maio
Dia 10 segunda-feira
Dia 27 quinta-feira

Junho
Dia 3 quinta-feira
Dia 21 segunda-feira

Local Sede do Clube
Horário 16:30h
Preço 3 euros

GRANDE NOITE DE FADO

TRANSMISSÂO DE FUNÇÕES


No dia 1 de Julho realizou-se, na sede do Clube, o jantar de Transmissão de Funções.
Sala cheia, com 60 pessoas a apoiar a nova direcção,que é contituída pelos seguintes elementos:
- CL Fernando Santos ----- Presidente
- CL Mª Eugénia Loureiro - Secretária
- CL Acácio Freitas ------ Tesoureiro
A cerimónia teve a presença de destacadas entidades civis ( o Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Sr. Guilherme Vilaverde, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, o Presidente da Junta de Freguesia da Senhora Da Hora, Sr. Alexandre Lopes, o Pároco da Senhora da Hora, Padre Gonçalo Amaro ) e lionísticas ( a Presidente do CNG CL Teresa Gama Brandão, o PCC José Neiva Santos e o PDG José Jacinto Pereira ),que fizeram questão de vir dar o seu incentivo à nova direcção.


DISCURSO DE TOMADA DE POSSE


Presidente do C.N.G – CL Teresa Gama Brandão e seu mui ilustre esposo CL António Gama Brandão

Past-Presidente do C.N.G – C/L Neiva Santos e sua encantadora esposa C/L Cristina

Past- Governador do Distrito Múltiplo 115 CN – C/L José Jacinto e sua excelsa esposa Maria Alcina

Past-Presidente Imediato – C/L José Almeida e sua carinhosa esposa C/L Maria Alice

Distinto Past-Presidente do Rotary Clube de Matosinhos – Companheiro Dr Manuel Falcão

Meu Pároco e Amável Pe. Reverendo Amaro Gonçalo

Presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Senhora da Hora – meu caro Alexandre Lopes

Presidente da FENACHE, do CIVAS, da CHE “As Sete Bicas” e da Assembleia Municipal de Matosinhos – meu caro Guilherme Vilaverde e sua dedicada esposa Lurdes Vilaverde

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos – meu amigo Dr Guilherme Pinto

Minhas Companheiras e meus companheiros Lions;

Digníssimas Convidadas e Convidados

Querida mulher e queridos filhos, genro e nora

Minhas amigas e meus amigos:


As minhas primeiras palavras são de saudações amigas e de agradecimento pela vossa presença neste jantar de Transmissão de Funções.

Quando um Clube, como o nosso, patenteia o desejo de interligação humana, a partilha de valores e de conhecimentos, o diálogo e o respeito por todos e por cada um, torna-se fácil ser presidente, porque a torrente da amizade nos projecta para o Objectivo de Servir aqueles que de nós mais necessitam.

Na liderança do agora Past presidente, companheiro José Almeida, todos nós soubemos espelhar a mística do Lions Clube da Senhora da Hora que, mais não é, afinal, que converter no concreto e pôr em acção um dos princípios fundamentais de Melvin Jones: a semente da Amizade! E esta semente da Amizade, quando transformada em árvore, precisa de ser permanentemente regada, para que os seus ramos sejam fortalecidos e se convertam num conceito sempre renovado no vocabulário das “Relações Humanas” e nas nossas “Acções Comportamentais”.

Ao descobrir a árvore da Amizade, o Homem tenta cuidar dela; protegendo nos terrenos em seu redor as incursões silenciosas das ervas daninhas, vivendo e praticando esta cultura de se dar, sem nada pedir em troca, porque percebeu que a Amizade é uma das culturas mais nobres da humanidade.

Aqui, no Lions Clube da Senhora da Hora, a árvore da Amizade está plantada em terrenos de Solidariedade e o adubo que utilizamos é o Voluntariado. Voluntariado de excelência. Todos nós – companheiras e companheiros – estamos no Clube, para Servirmos a comunidade onde estamos inseridos e não para nos servirmos de coisíssima alguma. É por isso que, ao lema do ano lionístico agora findo que se consubstanciava no “Nós Servimos” acrescentamos, para este ano, “Nós Servimos com Amor”.

Uma das primeiras acções da direcção que agora tomou posse, vai consistir na solicitação de uma visita de cortesia e de cumprimentos às Entidades políticas, cooperativas, civis e religiosas inseridas na sociedade da Senhora da Hora e também, à Câmara de Matosinhos, para a apresentação do nosso Plano de Actividades para o Ano que agora se inicia, tendo em vista as futuras parcerias quanto aos objectivos comuns, tendo sempre como pano de fundo o Serviço à Comunidade.

Estou certo que todos estamos empenhados em contribuir para uma sociedade mais solidária, logo, mais feliz!

Cá por casa, a certeza absoluta, é que o nosso Clube conta com todos, com o entusiasmo de quem por bem, quer fazer as coisas bem e quer continuar o legado que o Past-presidente imediato nos deixou.

O nosso “Plano de Actividades” entronca nos nossos “Objectivos Lionísticos” e está sustentado pelo nosso “Código de Ética”.

Elaborámo-lo, a pensar nesta nova realidade de a nossa terra ser “elevada” a Cidade, já que o conceito de cidade há muito que ultrapassou a definição de uma porção de terreno com interesses económicos comuns. A minha cidade é a minha casa colectiva. Nela porei todo o meu amor, empenho e dedicação para que os citadinos senhorenses tenham prazer em dizer: sou da Cidade da Senhora da Hora.

Seria abusar da vossa caridosa paciência se desenvolvesse, um a um, os itens das actividades que nos propomos cumprir no exercício do ano lionístico que agora vai começar. Da programação mensal e da sua concretização, dar-vos-emos periódica e regularmente conhecimento, seguindo, de resto, a boa prática existente no Clube e que está fazer escola.

Mesmo assim e porque a distribuição dos Cabazes Mensais, exige um trabalho persistente de planificação, de interligação com o PCAC e o BACF, não poderia deixar passar esta oportunidade sem manifestar os agradecimentos a todos os Companheiros e Companheiras que tanto se têm empenhado na organização e Acção desta Ajuda de alimentos aos nossos concidadãos mais carenciados.

E em continuação do brilhante trabalho desenvolvido, na próxima sexta-feira, dia 3, o Companheiro José Santos, responsável do Clube com o BACF (entre outras coisas) e o Companheiro Adriano Ferreira vão estar no BANCO para recolha de alimentos e também na próxima segunda-feira dia 6, uma vez que nesse dia à tarde e à noite, aqui na nossa Sede, haverá distribuição de cabazes, pelo que desde já, aproveito a ocasião, para convidar as companheiras e os companheiros a emprestarem a vossa preciosa ajuda.

Aproveito ainda para comunicar que a nossa próxima reunião, será dia 7, às 21.30 como de costume.

Vamos desenvolver acções para mantermos os sócios existentes, fazendo-os interessar verdadeiramente pelo voluntariado e pelo lionismo e angariarmos, das mais diversas e éticas formas, novos sócios.

Tudo isto – caras e caros companheiras e companheiros – está nos nossos propósitos.

Para isso, contamos com o trabalho e a dedicação subsidiária de todos. Sem excepção. Mas, para além do trabalho de todas as companheiras e companheiros do nosso Clube, contamos ainda com o apoio de todas as entidades, políticas, cooperativas, de saúde, civis e religiosas, para além das empresas amigas e das pessoas particulares que nos têm Ajudado a Ajudar. Contamos, igualmente, com a experiência e o Saber do nosso Movimento Lionístico aqui representado pelas mais altas autoridades.

Juntos, seguiremos os nossos propósitos de Servir com Amor e cumprir com Ética os Objectivos do Lions.



Tudo faremos para Honrar e sermos Dignos da história de trinta anos do Lions Clube da Senhora da Hora.

Que Deus me Ajude a cumprir estes objectivos.

Muito obrigado por me terem escutado.

Fernando Santos

01 de Julho de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

AJUDE-NOS A AJUDAR!


Os Lions Clube da Senhora da Hora foi criado em 20 de Abril de 1979 e
pertence ao Distrito Múltiplo 115 Centro Norte.
Nesta noite de Fados sentimo-nos muito honrados com a sua presença e
damos-lhe as Boas-Vindas.
O nosso muito obrigado por se solidarizar com os princípios que regem o
Lionismo e fazemos votos que passe uma noite agradável entre nós.
Nas diversas acções que levamos a efeito neste Clube, contam-se iniciativas
que têm como objectivo fundamental o primórdio do nosso serviço à pessoa
humana, tendo em conta o seu Bem-Estar e, ainda, acções que têm como fim em
vista a defesa e perseveração da natureza e do meio Ambiente.
Como exemplo, citamos:
- Cartaz da Paz;
- Eu sou Vigilante da Floresta;
- Vamos Reflorestar Portugal;
- Recolhas de Sangue;
- Peditórios a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro
- Peditórios a favor do Instituto de Cardiologia Preventiva;
- Rastreios à Diabetes;
- Rastreio à Visão;
- Rastreio ao Colesterol;
Distribuição mensal de roupas e de cabazes de alimentos a famílias
carenciadas, com particular incidências no Natal e na Páscoa;
- Empréstimo de camas articuladas e cadeiras de rodas e ainda apoios
diversos a famílias carenciadas.
E porque cultivamos a Amizade, acreditando neste sentimento como um
fim em si mesmo e não como um meio, é na certeza de estarmos entre amigos
que lhe vamos contar.
UMA PEQUENA HISTÓRIA DO FADO
A palavra Fado vem do latim ”Fatum”, que quer dizer ”Destino”.
Ninguém sabe ao certo a sua origem, a qual ainda se mantém obscura, mas para alguns estudiosos
terá surgido, provavelmente, na primeira metade do séc. XIX.
A explicação mais lógica e hoje mais aceite, no que diz respeito ao ”Fado de Lisboa”, é
que este teria origem nos cânticos dos mouros, que assentaram a sua vida em Lisboa e
permaneceram na Mouraria após a reconquista cristã. Aliás, o desenho geográfico da Europa, tal
qual actualmente a conhecemos, tem tudo a ver com as raízes cristãs. Dessa época, ficaram os
bairros de Lisboa, e dessa época ficaram também a cadência da dor e os tons melancólicos
daqueles cantos acompanhados pelo trinar da guitarra portuguesa!...
Era o Fado!... Oh Fado!... Fado!...
E o Fado, nasceu um dia como a expressão musical enraizada no coração do nosso povo.
Porém, a nobreza, cedo se apercebeu do seu significado.
Então, era ver a fidalguia a misturar-se com o povo nas tavernas de Alfama, do Castelo,
da Mouraria, do Bairro Alto e da Madragoa.
A história conta-nos que, o marialvismo encontrou um terreno fértil para se impor
exactamente nas tavernas onde se cantava o Fado!...
Desde a cantadeira de fado Maria Severa, que cantava versos de Júlio Dantas (1901), a
Alfredo Marceneiro, passando por Berta Cardoso, Maria Teresa de Noronha, Hermínia Silva (toca
Armando...), Fernando Farinha, Fernando Maurício, Lucília do Carmo, Manuel Almeida (todos já
falecidos), o Fado fez o seu percurso, adquirindo a fórmula de uma melodia trágica, de
choradinho, por vezes de humor e até de brejeirice, mas quase sempre impregnada de ciúme e de
traição, onde a paixão sempre existia e onde assuntos do coração e os conflitos passionais eram, a
maior parte das vezes, resolvidos de uma forma trágica.
E as letras do Fado, eram cantadas com estas ”histórias de vida”. Nessa altura, o Fado,
não cantava os problemas políticos e sociais!...
Mas, falar de Fado é falar de Amália Rodrigues. A Diva!...
Falar de Fado é falar de Carlos do Carmo, de Beatriz da Conceição, de Maria da Fé e
de todos aqueles fadistas que cantam e sentem o Fado como a extensão do seu próprio respirar.
Gente que, de uma forma quase amadora e ”vadia”, nas ”Casas de Fado”, nas ”Colectividades e
Associações” divulgam a língua portuguesa e os poetas, desde Camões, a Mário Sá-Carneiro; desde
Fernando Pessoa a António Botto; desde Afonso Lopes Vieira a Pedro Homem de Melo; desde
Sophia de Mello Breyner Andresen a Miguel Torga; desde Manuel Alegre a tantos e tantos poetas
que escrevem e vêem os seus poemas a serem musicados no melodia de Fado!...
Silêncio!...
A sonoridade com vestes de gemido da nossa guitarra - o trinar da guitarra portuguesa -,
o murmúrio da viola-baixo, estão prestes a serem ouvidos.
Nesta noite, 30 de Outubro de 2009, o Fado vai acontecer aqui, na Sede do Lions Clube da
Senhora da Hora.
Para nos extasiar os sentidos e testemunhar o Fado connosco vão actuar:
Manuel Granja Fadista e Apresentador
Anita Faria Fadista
Laura Santos Fadista
Patrícia Correia Fadista
Joaquim Veríssimo Fadista
Manuel Moreira Fadista
Mendes Hilário Humorista
Acácio Gomes Guitarra
António Reis Viola
Passem uma Boa-Noite

DIA MUNDIAL DO LIONISMO



Como habitualmente,o nosso jantar do Dia Mundial do Lionismo foi um sucesso.
Sala cheia, sendo de destacar a presença do PCC José Neiva Santos,do Governador do Distrito 115 CN, CL Gaspar Albino, e do Secretário da Governadoria, CL Carlos Ferreira.
Após a entrega de galardões aos CL Maria Alina Bizarro, Iria Teixeira e Acácio Freitas, as 60 pessoas presentes ouviram atentamente a palestra do Governador CL Gaspar Albino, subordinada ao tema " UM MUNDO MELHOR - precisa-se ",que foi aplaudido entusiasticamente.
Aconteceu COMPANHEIRISMO - aconteceu LIONISMO.

UM MUNDO MELHOR - precisa-se

No dia 8 de Outubro de 1917, realizou-se em Dallas, nos Estados Unidos, a primeira convenção de Lions International. Já lá vão 92 anos sobre este acontecimento que esteve na base do nosso Movimento.
Durante 3 dias, de 8 a 10 de Outubro desse ano, representantes dos primeiros 23 clubes de serviço começaram a tornar realidade o sonho de Melvin Jones, então ainda não mais do que urn jovem agente de seguros duma companhia de Chicago.
Essa primeira convenção foi o fruto de uma anterior reunião, realizada em 7 de Junho de 1917, em Chicago, Illinois, de diversos grupos independentes de homens de negócios que até então visavam exclusivamente a defesa dos seus interesses. Foi aí que começou a germinar e a ganhar corpo a ideia de transformar esses grupos independentes num bloco forte e influente para servir a Humanidade.
E bem precisava esta de instituições como a nossa, nesse ano de 1917 ... Estava em curso a primeira grande guerra mundial.
Em 26 de Janeiro de 1917, embarcou para França o primeiro contingente de tropas portuguesas que foi combater os alemães na Flandres.
A 16 de Março, o Czar Nicolau II abdicou, na Rússia.
A 2 de Abril, Woodrow Wilson convocou uma sessão especial do Congresso para a declaração de hostilidades e, a 6, os Estados Unidos declararam guerra à Alemanha. Em 26 de Junho, chegou a França a primeira divisão americana.
Em 16 de Junho já se tinha realizado o primeiro congresso dos Sovietes Russos e, passado um mês, Lenine vê gorada a sua tentativa de tomar o poder em Petrogrado, hoje, de novo, São Petersburgo.
A 15 de Setembro, Kerensky proclamou a República Russa e, a partir de 29 do mesmo mês, Londres é bombardeada sucessivamente pelos aviões alemães.
A 7 de Novembro (no calendário russo, 26 de Outubro), Lenine chefia os bolcheviques contra Kerensky, em Petrogrado. É o que fica na História como a "Revolução de Outubro", em consequência da qual Lenine assume a presidência do Conselho dos Comissários do Povo e Trotsky é nomeado comissário para os Negócios Estrangeiros.
1917 é o ano das aparições de Nossa Senhora, em Fátima.



É neste ano convulso, cheio de guerras devastadoras, que nasce mestre Júlio Resende.
No próximo dia 23 deste mês de Outubro fará 92 anos de idade este grande artista português que foi nosso Companheiro e que, espiritualmente, nunca nos abandonou. O seu painel "Ribeira Negra" continua a ser um grito pelos desprotegidos da sorte.
É no meio dos escombros que então se espalham por quase toda a terra que Charles Chaplin interpreta e realiza "Charlot na Rua da Paz". No meio da guerra, uma "Rua da
Paz".
É neste mundo "surrealista" que Apollinaire descreve como "surrealistas" – é a primeira vez que se utiliza este termo – os cenários e roupagens feitos por Picasso para o bailado "Parade".
E é nesta parada de desgraças que a semente do lionismo é lançada à terra dos homens, qual arrimo de esperança num mundo melhor.
Chega 1918. É o fim da Primeira Guerra Mundial; é o desaparecimento de quatro grandes impérios: o alemão, o russo, o austro-húngaro e o otomano; as fronteiras geográficas, sobretudo no Leste europeu, sofrem modificações profundas com a formação de novos estados: Finlândia, Estónia, Letónia, Polónia, Áustria. Checoslováquia, Hungria, Jugoslávia. E, sem dúvida, que é a participação dos Estados Unidos nesta guerra que dá início a urna nova época de relações com a velha Europa.
Em 28 de Junho de 1919, é assinado, na sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes. o Tratado de Paz imposto como ultimato pelas potências vencedoras – ¬Inglaterra, França e Estados Unidos – à Alemanha, á qual foi imputada, por inteiro, a responsabilidade da guerra.
O mundo suspira de algum alívio.
Sugerida em 1916 pelo presidente americano Woodrow Wilson, a Sociedade das Nações é estabelecida pelo Tratado de Versalhes.
É composta inicialmente pelos 32 países aliados da Primeira Guerra Mundial.
Estes comprometiam-se a resolver pacificamente os seus diferendos, apelando à Sociedade das Nações na ausência de um compromisso.
A sua actividade iniciou-se em 16 de Janeiro de 1920, e a sua sede ficou em Genebra, na Suíça.
É neste ambiente de desanuviamento que a nossa Associação se vem a internacionalizar com o surgir dos primeiros Lions Clubes no Canadá, nesse ano de 1920. Posteriormente, o Movimento penetra na China, de seguida no México e depois em Cuba, no decurso dos anos de 1926 e 27.



Oito anos mais tarde, o lionismo entrou na América Central e, em 1936, surge o primeiro clube sul-americano, na Colômbia.
Estocolmo, na Suécia, dá guarida ao primeiro Lions Clube europeu, no dia 24 de Março de 1948.
Em 1952, organizou-se o primeiro Lions Clube japonês, em Tóquio.
Corria o ano de 1953. O Brasil tinha como seu Embaixador em Lisboa, o Companheiro Negrão de Lima. O português Mello Rego era um jovem que se estava a afirmar, com êxito, no mundo dos negócios. Foram estes dois homens que em esforço conjugado, conseguiram aliciar para o Movimento cidadãos prestigiados: Amadeu Gaudêncio, Prof Engº Bellard da Fonseca, Engº João de Korth, Comandante Luís Loura, jornalista Luís Lupi. Dr. Pereira de Oliveira e Sam Levy. Com outros Lions, a 4 de Dezembro de 1953, é fundado o Clube Mater de Portugal, o Lions Clube de Lisboa. Portugal passa, assim, a ser o 50º país inscrito em Lions lnternational e o 15º da Europa.
Neste ano de 2009, comemorar-se-ão, portanto, 56 anos de Lionismo no nosso
país.
Será sempre um momento de festa, sem dúvida. Mas não deixará de ser momento de avaliação do futuro do nosso Movimento e de ponderação de todo o nosso passado.
Desde 1953, a caminhada tem sido lenta. Só em 1965, com a fundação do sexto clube português, o Lions Clube de Cantanhede, é que é possível criar o Distrito Provisório 115, que teve como seu primeiro governador, nomeado por Lions InternationaL ainda com sede em Chicago, o saudoso companheiro João Korth, do Lions Clube de Lisboa.
Com as chamadas "Cortes de Leiria" procurou-se por termo a uma crise por que o nosso Movimento passou. Com efeito, a partir de 27 de Abril de 1968, por deliberação unânime dos presentes, seriam os Lions portugueses a indicar a Lions lnternational o companheiro que deveria governar o Distrito Provisório, devendo a escolha recair, alternadamente, em companheiro do Norte e do Sul.
A primeira Convenção do Distrito Provisório 115 realizou-se na Figueira da Foz, de 15 a 17 de Maio de 1970. Era governador, o saudoso companheiro Alves Ferreira, meu mestre em lionismo. Galamba Marques, cuja memória nunca será demais recordar, foi o seu assessor.
O primeiro anuário do Distrito 115 data também de 1970.
A 7a Convenção é realizada na minha terra, organizada pelo Lions Clube de Aveiro, sendo governador do ano lionístico de 75/76, o C/L Miguel Teixeira.


Com trinta Clubes, Portugal passa a Distrito Definitivo. É a fundação do Lions Clube de Águeda, em Maio de 1978, que lhe abre essa porta. O Distrito consolida-se, pela mão do governador Trindade Martinez.
Foram 25 os governadores que Portugal contou como Distrito Único. O último foi o companheiro Luís Xavier, do L/C de Guimarães, no ano lionístico de 1988/1989..
Pessoalmente, guardo saudades desses tempos em que não tínhamos fronteiras e o convívio se estendia do Minho ao Algarve.
Mas reconheçamos que a tarefa dos governadores, mesmo auxiliada pelos vice¬-governadores de então, era árdua.
O Ano Lionístico de 1988/89 já contou com dois distritos: o Centro/Norte, com o Governador Quinta e Costa e o Centro/Sul, com o Governador Azevedo e Silva.
Foi um novo caminho que se encetou e que todos nós, Lions de PortugaL
queremos prosseguir.
:
Em Maio de 1974, em "Ref1exões sobre o Lionismo Português", uma edição do LC de Guimarães, o CL Hélio Alves escrevia:
"Ser Lion é ser responsável. Activamente responsável. A responsabilidade de cada um reflecte-se sempre na actuação de todos, mas é com a actuação de todos que cada um pode fazer valer mais a sua responsabilidade. Nada nos impede, pois, de começarmos de novo a partir do zero, porque a responsabilidade é de cada um de nós. Mas conhecer o que os outros tentaram e fizeram, ou falharam, antes de nós, dá-nos raízes que, num Movimento como o nosso, nos faz ter a dimensão exacta do que há por fazer".
Sabe bem relermos este texto e meditar sobre ele, acima de tudo quando se atenta na data em que foi produzido: Maio de 1974, logo a seguir à Revolução dos Cravos.
É que ele guarda muito da filosofia de vida por que um Lion se deve conduzir.
Mas mais: ele traduz a forma como majoritariamente os Lions têm sabido assumir o nosso Código de Ética que, como diria o saudoso companheiro do Brasil e Director Internacional (65í67), Áureo Rodrigues, "continua a soar como uma oração", desde que foi aprovado em Agosto de 1918, na Convenção de St. Louis.
Para além da rara beleza formal dos seus nove preceitos, a sua conceitualização é fonte de enorme riqueza espiritual e muito nos ajuda na busca da justa e equitativa resolução dos problemas das nossas vidas.



Este nosso Código de Ética, que trespassa transversalmente culturas e religiões, as mais díspares, sem as beliscar, foi complementado, logo em 1919, na Convenção de Chicago, com os Objectivos do nosso Movimento que, ao longo de quase uma centúria, tem constituído o programa a cumprir pelos nossos Clubes.
Tudo isto sob o lema "WE SERVE": nós servimos.
Hoje, como sabemos, Lions International é a maior associação de clubes de serviço existente no mundo.
Estão decorridos 92 anos sobre a nossa fundação como Associação Internacional. Quase um milhão e meio de cidadãos conscientes acredita que, com o cimento da amizade que une os Lions, é possível servir melhor o nosso próximo, é possível melhorar as nossas comunidades, é possível contribuir para que as gritantes desigualdades que existem no mundo sejam mitigadas, ajudando a fazer um mundo mais justo e mais feliz.
Com Kay Fukushima, o Presidente Internacional eleito em Osaka para o ano lionístico de 2002í2003, teremos que admitir que, se não dermos a devida importância ao seu lema "Um mundo, um coração" não teremos o direito de nos considerarmos seres disponíveis. Temos, pois, que aprender a trabalhar em equipa na esperança de que "Um mundo, um coração" nos leve a "construir um mundo melhor".
Este trabalho em equipa só é possível desde que lubrificado pela amizade que nos deve unir.
Em 1989í90, o companheiro Quinta e Costa. para o seu ano de Governador. escolheu o lema: AMIZADE - CAMINHO PARA O SERVIÇO.
O conturbado ano de 1917, com a guerra planetária, alertou as consciências que almejavam a paz e a justiça.
O 11 de Setembro de 2001 (este horror parece que foi ontem!) veio demonstrar que o mundo dos homens nada mudou. Está aí o Iraque, está aí o Afeganistão, está aí o drama da Palestina e de Israel que nunca mais se entendem.
Estes dramas, como tantos outros dramas negros do passado. são dramas que a consciência lionística não esquece e mantém presente, pois que representam situações que o Lionismo visa combater com as suas próprias armas da amizade e do serviço em busca dum mundo melhor.
Façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para aumentar o nosso pequeno exército de paz.



Estes são os meus votos, os mais sinceros, para que um desejável Futuro de Amor se comece a tornar possível já e agora: com o nosso exemplo; com a nossa acção; com o nosso serviço! Poderemos ser uma pequena gota de água no oceano, mas, sem nós, o oceano de amargura que é este mundo seria bem pior.
O actual presidente internacional, Eberhard Wirfs, escolheu para seu lema a expressão MOVE TO GROW, movimento para crescer. E a saudosa Governadora Claudette escolheu para seu lema, por seu turno, uma expressão bem marinheira, ela que era filha de Ílhavo, terra de homens do mar: ALA ARRIBA!
Dizia ela que este grito animoso bem poderia considerar-se libérrima tradução do lema do presidente Wirfs. Um alar para cima, um fazer subir o entusiasmo no nosso movimento, um fazer aumentar o número dos nossos Companheiros. ALA ARRIBA, disse ela até ao limite da sua vida. É o seu exemplo que eu procurarei seguir, na devoção inquebrantável à nossa causa.
É que, como muito bem diz o actual Presidente Internacional, nós “precisamos urgentemente de ampliar os nossos horizontes, precisamos de dar abrangência aos nossos sonhos, aos nossos planos, às nossas ACÇÕES” Caso contrário, diz Eberhard Wirfs, pereceremos. E era isso que governadora Claudette não queria. Não queria ela. Não quero eu. Não podemos querer nós!
É que o espírito positivo da companheira Claudette, a minha companheira de quase meio século, não pereceu. Ele vai continuar bem vivo dentro de nós.

GASPAR ALBINO,
Aveiro,7 de Outubro de 2009.

segunda-feira, 30 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


LIONS CLUBE da SENHORA da HORA

Dia 8 de Março de 2009 – Dia Internacional da Mulher

Nunca é demais… nunca será imerecida…por mais elaborada, trabalhosa e imaginativa que seja, qualquer homenagem que os homens prestem às queridas MULHERES.

Aconteceu novamente, por iniciativa da direcção do Lions Clube da Senhora da Hora, um dia “inteirinho” dedicado a homenagear e a SERVIR as mulheres que quiseram e puderam estar presentes neste dia. Dia que a comunidade internacional elegeu para que todos pensemos e apreciemos, com muita atenção, as companheiras queridas, as mães adoradas, as filhas fantásticas, as familiares maravilhosas, as amigas estimadas e todas as mulheres que olhamos com todo o respeito no dia a dia.

O programa comemorativo do dia teve como expressão principal um almoço que, graças ao respeito pelas mulheres que todos cultivamos, foi muito mais que um simples encontro e se transformou numa festa maravilhosa.

A ideia partiu de alguém que se esforça por agradar a todos, CL Fernando Santos, que por isso mesmo reservou para os homens todo o exigente trabalho e responsabilidades executivas da realização do evento (tal como eles adoram) e para as queridas mulheres reservou a possibilidade de usufruir, alegre e discretamente, desta disponibilidade masculina. As homenageadas tiveram o cuidado de colocar na lapela um bonito dístico com a frase “FORA de SERVIÇO”.

Neste Dia Internacional da Mulher os homens tiveram o cuidado de servir o pequeno almoço na cama às respectivas companheiras, lavar a loiça e arrumar a cozinha. Na sede do Clube, prepararam as mesas, a decoração da sala (continuação do trabalho do dia anterior), cozinharam a sopa, prepararam os aperitivos, colocaram as sobremesas que confeccionaram e organizaram a distribuição dos convivas. À chegada ao clube todas receberam um carinho especial traduzido na oferta gentil de uma lindíssima ROSA.
De avental, com um expressivo sorriso nos lábios, os homens fizeram tudo para provar às festejadas o quanto as adoram, estimam e respeitam.

Com a barriga composta e o coração preenchido da alegria e da amizade que se viveu e compartilhou, pudemos também saborear a apresentação com que o brilhante, culto, experiente, simpático e sábio conferencista Professor Daniel Serrão, convidado especial para este almoço, brindou todos os presentes.
Subordinada ao tema “A Nova Psico-Geriatria” esta conferência do Professor Daniel Serrão alertou-nos para a evolução que o longo caminho da vida provoca em todos os seres humanos, tanto a nível físico como intelectual.
Não me atrevo a falar sobre coisas tão bonitas e difíceis de abordar. Não resisto contudo a lembrar que também o Professor teve a gentileza de se referir aos bebés do sexo feminino como os “reguilas” e “despertos” enquanto que os do sexo masculino não passam de uns “morcõezitos”. Colaborou portanto com os homens na homenagem deste dia! (ah,ah).

Ficamos a saber, um pouco à parte da conferência, algo que nos deixa profundamente preocupados porque se verifica que:
a) O desempenho de um profissional, por exemplo um motorista dos transportes públicos de uma grande cidade, melhora com a sua prática porque o cérebro se fortalece (aumentando o nº de células da zona cerebral envolvida) com o seu desempenho;
b) O problema é que ao contrário da maioria das actividades, não está provado que o desempenho continuado duma actividade política melhore as qualidades destes “servidores do povo”…

Depois de todo este esforço foram os homens merecidamente agraciados, pelas homenageadas, com um bonito e significativo diploma reconhecendo o “Empenho demonstrado na organização desta festa do dia internacional da MULHER”.

De novo podemos dizer que aconteceu mais um dia que nos faz crescer melhor.

Aconteceu COMPANHEIRISMO.

A todos os que fizeram este dia acontecer, os nossos parabéns e o nosso agradecimento.