terça-feira, 27 de outubro de 2009

TRANSMISSÂO DE FUNÇÕES


No dia 1 de Julho realizou-se, na sede do Clube, o jantar de Transmissão de Funções.
Sala cheia, com 60 pessoas a apoiar a nova direcção,que é contituída pelos seguintes elementos:
- CL Fernando Santos ----- Presidente
- CL Mª Eugénia Loureiro - Secretária
- CL Acácio Freitas ------ Tesoureiro
A cerimónia teve a presença de destacadas entidades civis ( o Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Sr. Guilherme Vilaverde, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, o Presidente da Junta de Freguesia da Senhora Da Hora, Sr. Alexandre Lopes, o Pároco da Senhora da Hora, Padre Gonçalo Amaro ) e lionísticas ( a Presidente do CNG CL Teresa Gama Brandão, o PCC José Neiva Santos e o PDG José Jacinto Pereira ),que fizeram questão de vir dar o seu incentivo à nova direcção.


DISCURSO DE TOMADA DE POSSE


Presidente do C.N.G – CL Teresa Gama Brandão e seu mui ilustre esposo CL António Gama Brandão

Past-Presidente do C.N.G – C/L Neiva Santos e sua encantadora esposa C/L Cristina

Past- Governador do Distrito Múltiplo 115 CN – C/L José Jacinto e sua excelsa esposa Maria Alcina

Past-Presidente Imediato – C/L José Almeida e sua carinhosa esposa C/L Maria Alice

Distinto Past-Presidente do Rotary Clube de Matosinhos – Companheiro Dr Manuel Falcão

Meu Pároco e Amável Pe. Reverendo Amaro Gonçalo

Presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Senhora da Hora – meu caro Alexandre Lopes

Presidente da FENACHE, do CIVAS, da CHE “As Sete Bicas” e da Assembleia Municipal de Matosinhos – meu caro Guilherme Vilaverde e sua dedicada esposa Lurdes Vilaverde

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos – meu amigo Dr Guilherme Pinto

Minhas Companheiras e meus companheiros Lions;

Digníssimas Convidadas e Convidados

Querida mulher e queridos filhos, genro e nora

Minhas amigas e meus amigos:


As minhas primeiras palavras são de saudações amigas e de agradecimento pela vossa presença neste jantar de Transmissão de Funções.

Quando um Clube, como o nosso, patenteia o desejo de interligação humana, a partilha de valores e de conhecimentos, o diálogo e o respeito por todos e por cada um, torna-se fácil ser presidente, porque a torrente da amizade nos projecta para o Objectivo de Servir aqueles que de nós mais necessitam.

Na liderança do agora Past presidente, companheiro José Almeida, todos nós soubemos espelhar a mística do Lions Clube da Senhora da Hora que, mais não é, afinal, que converter no concreto e pôr em acção um dos princípios fundamentais de Melvin Jones: a semente da Amizade! E esta semente da Amizade, quando transformada em árvore, precisa de ser permanentemente regada, para que os seus ramos sejam fortalecidos e se convertam num conceito sempre renovado no vocabulário das “Relações Humanas” e nas nossas “Acções Comportamentais”.

Ao descobrir a árvore da Amizade, o Homem tenta cuidar dela; protegendo nos terrenos em seu redor as incursões silenciosas das ervas daninhas, vivendo e praticando esta cultura de se dar, sem nada pedir em troca, porque percebeu que a Amizade é uma das culturas mais nobres da humanidade.

Aqui, no Lions Clube da Senhora da Hora, a árvore da Amizade está plantada em terrenos de Solidariedade e o adubo que utilizamos é o Voluntariado. Voluntariado de excelência. Todos nós – companheiras e companheiros – estamos no Clube, para Servirmos a comunidade onde estamos inseridos e não para nos servirmos de coisíssima alguma. É por isso que, ao lema do ano lionístico agora findo que se consubstanciava no “Nós Servimos” acrescentamos, para este ano, “Nós Servimos com Amor”.

Uma das primeiras acções da direcção que agora tomou posse, vai consistir na solicitação de uma visita de cortesia e de cumprimentos às Entidades políticas, cooperativas, civis e religiosas inseridas na sociedade da Senhora da Hora e também, à Câmara de Matosinhos, para a apresentação do nosso Plano de Actividades para o Ano que agora se inicia, tendo em vista as futuras parcerias quanto aos objectivos comuns, tendo sempre como pano de fundo o Serviço à Comunidade.

Estou certo que todos estamos empenhados em contribuir para uma sociedade mais solidária, logo, mais feliz!

Cá por casa, a certeza absoluta, é que o nosso Clube conta com todos, com o entusiasmo de quem por bem, quer fazer as coisas bem e quer continuar o legado que o Past-presidente imediato nos deixou.

O nosso “Plano de Actividades” entronca nos nossos “Objectivos Lionísticos” e está sustentado pelo nosso “Código de Ética”.

Elaborámo-lo, a pensar nesta nova realidade de a nossa terra ser “elevada” a Cidade, já que o conceito de cidade há muito que ultrapassou a definição de uma porção de terreno com interesses económicos comuns. A minha cidade é a minha casa colectiva. Nela porei todo o meu amor, empenho e dedicação para que os citadinos senhorenses tenham prazer em dizer: sou da Cidade da Senhora da Hora.

Seria abusar da vossa caridosa paciência se desenvolvesse, um a um, os itens das actividades que nos propomos cumprir no exercício do ano lionístico que agora vai começar. Da programação mensal e da sua concretização, dar-vos-emos periódica e regularmente conhecimento, seguindo, de resto, a boa prática existente no Clube e que está fazer escola.

Mesmo assim e porque a distribuição dos Cabazes Mensais, exige um trabalho persistente de planificação, de interligação com o PCAC e o BACF, não poderia deixar passar esta oportunidade sem manifestar os agradecimentos a todos os Companheiros e Companheiras que tanto se têm empenhado na organização e Acção desta Ajuda de alimentos aos nossos concidadãos mais carenciados.

E em continuação do brilhante trabalho desenvolvido, na próxima sexta-feira, dia 3, o Companheiro José Santos, responsável do Clube com o BACF (entre outras coisas) e o Companheiro Adriano Ferreira vão estar no BANCO para recolha de alimentos e também na próxima segunda-feira dia 6, uma vez que nesse dia à tarde e à noite, aqui na nossa Sede, haverá distribuição de cabazes, pelo que desde já, aproveito a ocasião, para convidar as companheiras e os companheiros a emprestarem a vossa preciosa ajuda.

Aproveito ainda para comunicar que a nossa próxima reunião, será dia 7, às 21.30 como de costume.

Vamos desenvolver acções para mantermos os sócios existentes, fazendo-os interessar verdadeiramente pelo voluntariado e pelo lionismo e angariarmos, das mais diversas e éticas formas, novos sócios.

Tudo isto – caras e caros companheiras e companheiros – está nos nossos propósitos.

Para isso, contamos com o trabalho e a dedicação subsidiária de todos. Sem excepção. Mas, para além do trabalho de todas as companheiras e companheiros do nosso Clube, contamos ainda com o apoio de todas as entidades, políticas, cooperativas, de saúde, civis e religiosas, para além das empresas amigas e das pessoas particulares que nos têm Ajudado a Ajudar. Contamos, igualmente, com a experiência e o Saber do nosso Movimento Lionístico aqui representado pelas mais altas autoridades.

Juntos, seguiremos os nossos propósitos de Servir com Amor e cumprir com Ética os Objectivos do Lions.



Tudo faremos para Honrar e sermos Dignos da história de trinta anos do Lions Clube da Senhora da Hora.

Que Deus me Ajude a cumprir estes objectivos.

Muito obrigado por me terem escutado.

Fernando Santos

01 de Julho de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário