Houve " Noite de Poesia " no Lions Clube da Senhora da Hora, organizada pela CL Iria Teixeira, secretária e vice-presidente do nosso clube, que uma vez mais nos proporcionou uma magnífica noite cultural.
Com o ar descontraído e feliz que a caracteriza, a nossa presidente, CL Eugénia Loureiro, deu as boas vindas a todos os presentes.
A noite começou com a actuação do Grupo de Fados do ISEP ( João Rocha Pinto à guitarra portuguesa, André Alves à viola e a voz tonitruante do caloiro Adolfo Ferreira ), grupo que, fundado em 1991, tem passado de pais para filhos.Ouvimos a versão do " Menino de Oiro " de Zeca Afonso e vários temas originais, de que se destaca a " Balada da Despedida ":
" Adeus, cidade das pontes
E o Douro à sua beira
Adeus, Torre dos Clérigos
Adeus, Cais da Ribeira "
Mas a noite também nos trouxe ( e em boa hora ) alguns poetas repetentes.
Fernando Santos disse José Régio, mas Fernando Cartola declamou pela primeira vez " Quem sou eu? ", poema escrito em 1971, quando foi ferido na Guiné. E lembrou com saudade o dia em que, quando dizia o poema à sua namorada Laura, foi interrompido por umas pancadas na porta dadas pela sua vizinha Laurindinha, não se tendo contido e exclamado: " Merda... Laurindinha! "
Também o nosso CL Manuel Ferreira falou da homenagem prestada à mulher no Dia Internacional da Mulher, dizendo " Perfume de Mulher " e declamando " Amor de Mãe ", poema ouvido pela primeira vez pela maioria dos presentes.
O nosso CL Abel Ribeiro disse " Estrada da Vida ", de Alice Barreto, poetisa senhorense já falecida, e que foi presença assídua no nosso clube.
Adelaide Santos Silva, especialista em literatura infantil, e animadora cultural, em especial na área infanto-juvenil, deliciou-nos com o poema " Deserto " em que, à repetição da palavra " areia ", a assistência pensava e levantava o braço direito.
Last but not least, Fernando Campos Castro.
Romancista, dramaturgo e magnífico poeta, com imensa obra publicada, e muitos prémios recebidos, disse-nos vários prémios de sua autoria ( " Pelas palavras ", " Em nome dos Pais ", " Eu gosto de Mar ", " A Cidade ", " Liberdade " ), de que destaco especialmente " O Porto às cinco da Madrugada ".
quinta-feira, 29 de março de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Exmos.(as) Senhores(as),
ResponderEliminarNo âmbito do projeto da AGENDA 21 LOCAL, a LIPOR, em parceria com a Junta de Freguesia da Senhora da Hora, gostaria de solicitar a ajuda de V. Exas., membros da EQUIPA COORDENADORA da Agenda 21 Local, na divulgação do primeiro FÓRUM PARTICIPATIVO da Senhora da Hora, que decorrerá no próximo dia 18 de outubro, pelas 21horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia.
Grata pela atenção dispensada!
Coms os melhores cumprimentos,
Joana Oliveira