domingo, 11 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Apesar do preço " exorbitante " do jantar ( lamentável em plena época de crise ), a sede do Lions Clube da Senhora da Hora registou casa cheia no Dia Internacional da Mulher.
Mérito da palestrante, a nossa querida companheira Teresa Gama Brandão, que, de Mulher para Mulher, mas com o interesse e atenção dos homens presentes, nos falou sobre " A Mulher na Sociedade e no Lionismo ".




Conforme se recordam, nas comemorações do ano passado houve um workshop de arranjos florais, que mereceu alguns comentários menos abonatórios, devido à sua eventual pouca utilidade.
Puro engano - os homens ( que na véspera do jantar acorreram em massa para decorarem a sala ), servindo-se dos conhecimentos adquiridos no ano passado, brindaram as senhoras com magníficos arranjos florais, tanto nas mesas como nos poemas entregues.




Coube à presidente do clube, CL Eugénia Loureiro, fazer a apresentação da palestrante ( nem no Dia Internacional da Mulher a deixam descansada ).
Mãe de três filhos e avó de sete netos, directora do Instituto Britânico de Guimarães, ex-presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães ( facto inédito ), a CL Teresa Gama Brandão tem um vastíssimo curriculum lionístico, que culminou com a Presidência do Conselho Nacional de Governadores no ano 2009/2010.




Na sua intervenção, a CL Teresa Gama Brandão começou por referir os substanciais focos de desrespeito pela mulher, principalmente em grandes áreas do continente africano, do Médio e Extremo Oriente, mas também na América e na Europa.
E citou o francês Balzac, que disse que " emancipar as mulheres é corrompê-las ", e o português Miguel Bombarda, notável escritor, político e psiquiatra, que afirmou que " o declínio da Universidade começou no dia em que abriu as portas às mulheres ".
Mas as mulheres vão conquistando o acesso ao ensino e à vida pública, de que é exemplo a crescente feminização da carreira médica.
Nos Lions, onde em 1987 foi permitida a entrada de mulheres para os quadros dos clubes, verificamos que as mulheres são o motor que põe em execução as campanhas, já havendo directores internacionais do sexo feminino.
E lembrou a ética de afectos e carinhos típicos do feminino, com os quais teremos um Mundo melhor.




Soubemos então que, juntamente com a flor oferecida às senhoras, cada uma delas recebeu um poema diferente, sob o nome genérico de " Perfume de Mulher ".
Poemas inéditos, alguns deles muito bem declamados por algumas das senhoras presentes, foram fruto da inspiração de uma noite do nosso CL Manuel Ferreira,que aqui vemos a receber os agradecimentos pelo seu árduo trabalho e magnífica inspiração.




Após os habituais agradecimentos a nossa presidente ofereceu à CL Teresa Gama Brandão a " Monografia da Senhora da Hora ", da autoria da Dra. Ilda Branco, ex-companheira do nosso clube ( obra extensa mas fascinante, muito bem escrita, que prende o leitor da primeira à última página, e que merecia ter sido acompanhada pela revista comemorativa dos nossos 30 anos ), e uma pequena brochura com pensamentos e poemas intitulada " De Mulher para Mulher ".
A sessão foi então encerrada, deixando em todos nós o sentimento de mais uma noite bem passada

Sem comentários:

Enviar um comentário