Já é uma tradição, que remonta ao longínquo ano lionístico de 2008/2009, a homenagem prestada pelo nosso clube à Mulher no seu Dia Internacional.
Quase 60 pessoas presentes, na maioria mulheres, a fim de serem servidas principescamente pelos homens, que já na véspera se acotovelaram na sede para porem requintadamente as mesas, sendo de realçar os arranjos com flores que as enfeitavam.
Após as boas vindas aos presentes, a cargo do nosso presidente CL Jaime Machado, e da oferta de uma tulipa a cada uma das senhoras, deu-se início ao requintado serviço - entradas abundantes, das quais se destacam o chourição e a manteiga, os rojões como prato principal, e as riquíssimas sobremesas, com ananás, laranja laminada e uma panóplia de doces; tudo isto acompanhado por vinhos maduros e verdes, que os companheiros do nosso clube tiveram o cuidado de servir sempre atempadamente, e rematado com um magnífico café.
Convém realçar que as entradas e sobremesas são sempre bastante valorizadas pelas senhoras, devido ao facto de serem confeccionadas pelos homens.
Satisfação plena das mulheres, que no final do almoço felicitaram efusivamente os homens, não só pelo magnífico serviço, mas também pelo pensamento inscrito nas ementas :- " A Mulher é o defeito mais belo da Natureza "
Seguiu-se a palestra proferida pelo Dr. José Nuno Pereira Pinto, cuja apresentação esteve a cargo do CL Abel Ribeiro - diplomado em Teologia e Ciências Pedagógicas, licenciado em Filologia Clássica e Direito Canónico, foi professor liceal e juiz do Tribunal Eclesiástico, exercendo presentemente a advocacia. Romancista e poeta, iniciou a sua actividade literária em 1979, tendo vasta obra publicada.
O Dr. Pereira Pinto, cuja intervenção pecou por ser tão breve, falou da importância da Mulher ao longo dos tempos, desde a sociedade indo-europeia, em que a mulher tinha o domínio da família, da economia e de todo o sistema, sendo uma pura sociedade de matriarcado, passando pela sociedade romana, o grande momento histórico do domínio do homem, em que este tinha poder de vida e de morte sobre a família, até à mulher dos nossos dias.
Considerou as cotas uma imbecilidade, pois a importância crescente da mulher na sociedade irá levar-nos rapidamente a uma nova sociedade de matriarcado, e enalteceu as qualidades das mulheres como grandes educadoras e suporte da humanidade.
Viúvo da poetisa Natividade Negreiros, terminou a sua intervenção lendo um soneto da sua esposa, do livro " Sonetos e outros Poemas ", intitulado " Mulher ", e que a seguir se transcreve:
Será que ser Mulher é um privilégio
Ou tortura infinita sem sabor?
Não é, não pode ser um sacrilégio
Dizer que ela encerra todo o amor!
A palavra Mulher tem sortilégio
Quando dela se emana seu calor,
Ternura, confiança, poder régio
Com sombras e magias de sol-pôr...
Mulher! És tu suporte desta vida!
Mesmo num abandono de esquecida
Te desdobras em raios de luar!
Sabes dar com verdade e fortaleza
No meio da abundância ou da pobreza
Com coração a rir ou a sangrar!!!
No final da sua intervenção foi-lhe entregue um acrílico assinalando e agradecendo a sua passagem pelo nosso clube, bem como uma medalha comemorativa dos nossos 30 anos.
Também aconteceu Arte neste Dia Internacional da Mulher, em duas vertentes:
1 - Exposição de Pintura
O Major Simões Duarte brindou-nos com uma exposição de pintura, com magníficos óleos da sua autoria, fundamentalmente retratos.
Tivemos o privilégio de estar acompanhados ao almoço, seguindo-nos atentamente com os olhos, por personalidades como Paula Rego, D. Manuel Clemente, Manuel de Oliveira, Fernando Lopes Graça, o próprio pintor e um Pescador de Peniche, que deixou encantado o editor deste blogue.
Excelente retratista, também ao Major Simões Duarte foi oferecida uma medalha do nosso clube.
2- Workshop de Arranjos Florais
A cargo do Sr. Jorge Silva, que frequentou cursos de várias escolas de decoração floral, detentor de Certificado de Aptidão Profissional com 98 valores, e actualmente Formador, este workshop decorreu com grande entusiasmo.
Foram executados, e minuciosamente explicados, dois arranjos :- um mais simples, aproveitando ramos secos de kiwi, e outro mais elaborado e sofisticado, com armação em ferro, e ao qual foi atribuído um valor de 100,00 €, pois " a arte também se paga ".
De salientar que o Sr. Jorge Silva ofereceu os dois arranjos ao nosso clube, tendo sido realizada uma rifa para angariação de fundos.
Atendendo ao entusiasmo e atenção demonstrados pelas senhoras e pelo nosso CL Acácio Freitas, habitual decorador da nossa sede, é de prever que o Sr. Jorge Silva, a quem o nosso clube ofereceu uma medalha comemorativa dos seus 30 anos, tenha " arranjado lenha para se queimar".
Last but not least- após arrumação de algumas mesas foi posta música a tocar e seguiu-se um animado baile.
Infelizmente o editor do blogue, por ainda não estar recuperado totalmente de uma pequena intervenção cirúrgica a que foi sujeito, teve que se retirar mais cedo. Mas, a crer na veracidade do relato que lhe foi feito, ninguém mais arredou pé, pelo que o baile só acabou altas horas da madrugada, e a pedido dos vizinhos, que argumentaram ter que trabalhar no dia seguinte.
terça-feira, 15 de março de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário